1.
Atuar,
como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular
específica
que constituem o Atendimento Educacional
Especializado
(AEE);
2.
Atuar
de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de
estratégias pedagógicas
que favoreçam o acesso do aluno ao
currículo
e a sua interação no grupo;
3.
Promover
as condições para a inclusão dos alunos em todas as atividades da
escola;
4.
Orientar
as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo
educacional;
5.
Informar
a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que
asseguram a inclusão educacional;
6.
Participar
do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às
necessidades educacionais especiais dos
alunos
7.
Preparar
material específico para uso dos alunos na sala de recursos;
8.
Orientar
a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos
alunos nas classes comuns;
9.
Indicar
e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos
existentes na família e na comunidade;
10.
Articular,
com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de
ensino de ensino se organize coletivamente
numa perspectiva de educação
inclusiva.
Olá Beatriz!!!!
ResponderExcluirQue bom achar no teu blog essas informações tão úteis e importantes para nós.
As atribuições dos professores do atendimento especial foi muito bem elaborada, elas contemplam a necessidade dos educandos na rede de ensino. É um trabalho de constante vigilância para o bem do nosso aluno especial. Espero que nós todos desta universidade possamos exercer eese papel com todas essas atribuições.
Obrigada querida amiga e colega.
ExcluirSei que nós precisamos buscar mais.
E que somente a Universidade não será o chão suficiente. Vamos precisar de muito mais bagagem de conhecimento, para aprimorarmos nossos caminhos em uma luta tão grande que é a inclusão.
Mas vamos lá, seguir em frente.
Olá Beatriz,
ResponderExcluirAcredito que essas informações guando passadas adiante é significativa para a aprendizagem. Nessa linha de raciocino acho que a falta de estudo, conhecimento dos outros profissionais da escola impossibilita um trabalho de excelência. Ai a importância da conscientização de criar situações diversas e adaptadas para que o aluno possa compreender. até.
Achei de suma importância este projeto porque estamos vivendo na era da informática, porque não aproveitar estes recursos para trabalhar com os portadores de deficiência.Aproveitando o computador que é uma ferramenta de grande auxílio para o processo da aprendizagem.
ResponderExcluirOlá, achei bem interessante essa sua postagem , pois me fez pensar muito no meu papel em sala de aula, mesmo que não seja uma professora especialista em AEE, sinto que minha prática poderia ser mais efetiva se houvesse a realização de alguns desses itens, como a elaboração de materiais didáticos, orientação e apoio da família e colegas de profissão.
ResponderExcluirAbraços
Olá Aleia, bom dia
ResponderExcluirMuito bacana seu site. Achei vários links para educação de surdos e mudos.
Estou fazendo uma especialização e tive como indicação este site. Já está no Favoritos.
Um abraço
Fabricio
Boa tarde, Alexia !!!
ResponderExcluirAchei seu blog muito bacana, pela gama de links que permitem nos aprofundarmos na educação especial e inclusiva.
O nome do blog tambem chamou-me a atenção, visto que a era digital pede que trabalhemos com os ditos "normais" então porque nao fazer uma cultura digital inclusiva para todos, não é?
Abraços