quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atribuições dos Professores de Atendimento Educacional Especializado


1. Atuar, como docente, nas atividades de complementação ou suplementação curricular específica que constituem o Atendimento Educacional

Especializado (AEE);

2. Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao

currículo e a sua interação no grupo;

3. Promover as condições para a inclusão dos alunos em todas as atividades da escola;

4. Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;

5. Informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional;

6. Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos

alunos

7. Preparar material específico para uso dos alunos na sala de recursos;

8. Orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns;

9. Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;

10. Articular, com gestores e professores, para que o projeto pedagógico da instituição de ensino de ensino se organize coletivamente

numa perspectiva de educação inclusiva.





7 comentários:

  1. Olá Beatriz!!!!

    Que bom achar no teu blog essas informações tão úteis e importantes para nós.

    As atribuições dos professores do atendimento especial foi muito bem elaborada, elas contemplam a necessidade dos educandos na rede de ensino. É um trabalho de constante vigilância para o bem do nosso aluno especial. Espero que nós todos desta universidade possamos exercer eese papel com todas essas atribuições.

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    1. Obrigada querida amiga e colega.
      Sei que nós precisamos buscar mais.
      E que somente a Universidade não será o chão suficiente. Vamos precisar de muito mais bagagem de conhecimento, para aprimorarmos nossos caminhos em uma luta tão grande que é a inclusão.
      Mas vamos lá, seguir em frente.

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  2. Olá Beatriz,
    Acredito que essas informações guando passadas adiante é significativa para a aprendizagem. Nessa linha de raciocino acho que a falta de estudo, conhecimento dos outros profissionais da escola impossibilita um trabalho de excelência. Ai a importância da conscientização de criar situações diversas e adaptadas para que o aluno possa compreender. até.

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  3. Achei de suma importância este projeto porque estamos vivendo na era da informática, porque não aproveitar estes recursos para trabalhar com os portadores de deficiência.Aproveitando o computador que é uma ferramenta de grande auxílio para o processo da aprendizagem.

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  4. Olá, achei bem interessante essa sua postagem , pois me fez pensar muito no meu papel em sala de aula, mesmo que não seja uma professora especialista em AEE, sinto que minha prática poderia ser mais efetiva se houvesse a realização de alguns desses itens, como a elaboração de materiais didáticos, orientação e apoio da família e colegas de profissão.
    Abraços

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  5. Olá Aleia, bom dia

    Muito bacana seu site. Achei vários links para educação de surdos e mudos.
    Estou fazendo uma especialização e tive como indicação este site. Já está no Favoritos.
    Um abraço
    Fabricio

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  6. Boa tarde, Alexia !!!

    Achei seu blog muito bacana, pela gama de links que permitem nos aprofundarmos na educação especial e inclusiva.
    O nome do blog tambem chamou-me a atenção, visto que a era digital pede que trabalhemos com os ditos "normais" então porque nao fazer uma cultura digital inclusiva para todos, não é?
    Abraços

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